A ministra das Relações Exteriores australiana, Penny Wong, alertou nesta terça-feira (5) sobre os perigos da continuidade do conflito na Faixa de Gaza para a existência da Palestina.
"Todos entendem que existe o risco de não haver mais uma Palestina para ser reconhecida, a menos que a comunidade internacional trabalhe em conjunto para alcançar dois Estados", declarou ela à ABC Austrália.
A ministra enfatizou que não haverá resolução sobre uma data para o reconhecimento da Palestina como Estado por Canberra, a menos que haja garantias de que o Hamas deixará de ter influência sobre o futuro da nação.
"Queremos garantir que trabalharemos com outros para garantir que o Hamas não tenha nenhum papel em um futuro Estado palestino, e temos uma oportunidade única agora, com a comunidade internacional, de isolar o Hamas", afirmou.
Outras nações, como Canadá, Reino Unido e França, já anunciaram planos para reconhecer a Palestina como Estado em setembro, durante a 80ª Assembleia Geral da ONU, relata a SBS News.
Vale ressaltar que o governo australiano está enfrentando pressão para reconhecer a Palestina, após quase 100.000 pessoas marcharem em sua capital neste fim de semana para exigir o fim do conflito e denunciar a crise humanitária causada por Israel na Faixa de Gaza.