Notícias

A condição imposta por Trump para se encontrar com Xi

O presidente dos EUA declarou que pode se reunir com Xi Jinping desde que os dois países cheguem a um acordo comercial.
A condição imposta por Trump para se encontrar com XiGettyimages.ru / Thomas Peter

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (5) que poderá se reunir com seu homólogo chinês, Xi Jinping, se os dois países chegarem a um acordo comercial.

"Temos um ótimo relacionamento com Xi, mas não fui eu quem pediu a reunião. Foi ele quem pediu", afirmou Trump à CNBC. "E, provavelmente, a reunião ocorrerá antes do final do ano se chegarmos a um acordo. Se não houver acordo, eu não irei. De que adianta nos encontrarmos se não chegarmos a um entendimento?". O presidente americano também acrescentou que Washington e Pequim estariam "muito perto de chegar a um acordo".

Trump observou que, quando impôs tarifas de 145% sobre produtos chineses, os EUA "praticamente não mantinham relações comerciais" com o gigante asiático.

Anteriormente, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, afirmou que Washington está entrando em um período de "certa estabilidade estratégica" nas relações com a China, embora ainda existam pontos de discórdia entre os dois países, como a questão de Taiwan.

"No final das contas, temos duas grandes potências – as duas maiores economias do mundo. Um conflito comercial total entre EUA e China, acho que os EUA se beneficiariam de alguma forma, mas o mundo seria prejudicado por isso. Teria um impacto enorme no mundo, e depois na nossa economia, e especialmente na economia chinesa", afirmou, acrescentando que, apesar disso, Washington poderia tirar proveito da situação.