O eclipse do século: quando e onde ele será visível

Esse será o fenômeno com a maior duração do século e também o mais longo até 2114.

Eclipses solares são fenômenos astronômicos que ocorrem quando a Lua se alinha com o Sol e projeta sua sombra sobre a Terra. Um dos mais marcantes está previsto para ocorrer daqui a dois anos.

Além de contar com alta probabilidade de céu limpo, será o eclipse total mais longo do século 21, de acordo com a National Eclipse e a Nasa.

O fenômeno está programado para o dia 2 de agosto de 2027 e passará por regiões da África, Europa e Oriente Médio. O ápice ocorrerá a poucos quilômetros de Luxor, no Egito, às 12h02, no horário local, com duração máxima de 6 minutos e 23 segundos.

Esse será o eclipse mais longo desde 11 de julho de 1991, quando a fase de totalidade durou 6 minutos e 53 segundos e também será o mais extenso até o ano de 2114.

A trajetória do eclipse terá 15.227 quilômetros, começando no Atlântico Norte e terminando no oceano Índico. O fenômeno não será visível a partir das Américas.

A faixa de totalidade cruzará diversos países ao longo do trajeto: sul da Espanha, norte do Marrocos, norte da Argélia, norte da Tunísia, litoral da Líbia, Egito, extremo nordeste do Sudão, sudoeste da Arábia Saudita, Iêmen, nordeste da Somália e ilhas do norte do Território Britânico do Oceano Índico.

Até lá, um outro eclipse solar ocorrerá no dia 12 de agosto de 2026, com visibilidade parcial em diversas regiões da Europa.