
'Ocidentais decepcionados' são cada vez mais atraídos pela Rússia, admite mídia ocidental

A Rússia se tornou um destino atraente para ocidentais insatisfeitos com as políticas de seus governos, destacou o jornal suíço Tages-Anzeiger. O visto de "valores compartilhados" do país, que começou a ser oferecido há menos de um ano, tem sido um "sucesso surpreendente", de acordo com o relatório.
A iniciativa se popularizou entre "europeus e americanos que não se identificam com o liberalismo ocidental", conforme publicado no artigo no domingo.

O presidente russo, Vladimir Putin, assinou um decreto em agosto de 2024 permitindo que estrangeiros que compartilham dos "valores tradicionais" da Rússia e discordam dos princípios "neoliberais" impostos por seus governos solicitem permissões de residência por meio de um procedimento simplificado. O decreto entrou em vigor em 1º de setembro de 2024.
Um total de 47 países estão cobertos pelo programa, incluindo a maioria dos estados membros da UE, EUA, Canadá, Austrália e Suíça. A permissão de residência permite que seus portadores vivam, trabalhem ou abram um negócio na Rússia sem exigir teste de idioma, qualificações profissionais específicas ou investimentos.
Até o fim de maio, houve 1.156 solicitações de visto de valores compartilhados, dos quais 244 são oriundos da Alemanha. Em seguida vem a Letônia com 126 solicitações; e os EUA, com 99.
