Notícias

Kremlin comenta pressão dos EUA sobre a Índia

Moscou não considera legítimas as tentativas de forçar países soberanos a romper relações comerciais com a Rússia, afirmou o porta-voz da presidência russa.
Kremlin comenta pressão dos EUA sobre a ÍndiaGettyimages.ru / Raj K Raj / Hindustan Times

As exigências dos EUA à Índia sobre seus laços econômicos com a Rússia são, na verdade, "ameaças", e Moscou não concorda com tais pronunciamentos, afirmou o porta-voz da presidência russa, Dmitry Peskov, em coletiva de imprensa nesta terça-feira (5).

"Ouvimos muitas declarações que são, na verdade, ameaças. Tentativas de forçar países a romperem suas relações comerciais com a Rússia. Não consideramos tais declarações legítimas", declarou Peskov.

O porta-voz observou que a Rússia acredita que "os países soberanos devem ter e têm o direito de escolher seus parceiros comerciais, parceiros de cooperação comercial e econômica, e de escolher os modos de cooperação comercial e econômica que melhor atendem aos interesses de cada país".

  • Na segunda-feira (4), o presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçou aumentar as tarifas impostas à Índia por manter laços econômicos com a Rússia. "A Índia não está apenas comprando grandes quantidades de petróleo russo, mas também, com grande parte do petróleo adquirido, revendendo-o no mercado aberto e fazendo enormes lucros", escreveu o presidente no Truth Social. Ele também acusou Nova Déli de "não se importar" com as perdas humanas no conflito ucraniano.
  • Em resposta, a Índia chamou as críticas de "injustas e irracionais", defendendo a estratégia energética do país e afirmando que suas compras de petróleo russo são uma "necessidade ditada pelas condições do mercado global".

QUAIS SÃO AS GUERRAS COMERCIAIS DA ERA TRUMP E SEUS OBJETIVOS? SAIBA MAIS EM NOSSO ARTIGO.