A Rostec, empresa do complexo estatal de defesa da Rússia, anunciou nesta terça-feira (5) que iniciará a produção em série das aeronaves civis MS-21, SJ-100 (Superjet) e Il-114 em 2026. A informação foi divulgada pelo CEO Sergey Chemezov durante reunião com o primeiro-ministro russo Mikhail Mishustin.
Chemezov destacou que a fabricação de aviões civis é a principal prioridade da estatal no momento e afirmou que o primeiro voo de uma aeronave com todos os componentes produzidos integralmente na Rússia está previsto para agosto deste ano.
Sobre o MS-21, ele afirmou que mais de 70 sistemas e unidades já são fabricados por fornecedores nacionais. "Em agosto, uma aeronave com componentes totalmente nacionais decolará; hoje, uma aeronave com substituição parcial de importações está voando", disse.
A expectativa é concluir os voos de certificação e iniciar a produção em série até o final de 2026.
Chemezov também informou que, no caso do SJ-100, todos os componentes importados já foram substituídos por peças produzidas na Rússia, e os voos de certificação estão em andamento.
O executivo acrescentou que a produção em série das aeronaves Il-114 e SJ-100 seguirá o mesmo cronograma, com início previsto para 2026.