Notícias

Cometa mais antigo já visto pode ser tecnologia alienígena hostil, dizem pesquisadores

Um modelo computacional sugere que o 3I/ATLAS pode ser 3 bilhões de anos mais antigo que o sistema solar, o que o tornaria o cometa mais velho já observado.
Cometa mais antigo já visto pode ser tecnologia alienígena hostil, dizem pesquisadoresColin Anderson Productions

O objeto 3I/ATLAS foi descoberto em 1º de julho, viajando em direção ao Sol a mais de 210 mil km/h. Em menos de 24 horas, astrônomos confirmaram que se tratava de um visitante interestelar, o terceiro corpo celeste do tipo já detectado passando pelo sistema solar.

As primeiras análises indicaram que se trata de um grande cometa envolto por uma extensa nuvem de gelo, gás e poeira — a coma —, com até 24 km de diâmetro. Um modelo computacional sugere que o 3I/ATLAS pode ser 3 bilhões de anos mais antigo que o sistema solar, o que o tornaria o cometa mais velho já observado.

Um grupo de três pesquisadores, no entanto, apresentou um estudo em que levanta a hipótese de que o cometa seja, na verdade, uma tecnologia encoberta e "possivelmente hostil", enviada por uma civilização extraterrestre.

O autor principal da pesquisa, Avi Loeb, afirmou que, se 3I/ATLAS for uma "nave interestelar", isso reforçaria a hipótese do "bosque escuro", segundo a qual civilizações alienígenas evitariam emitir sinais para não serem detectadas. Ele também sugeriu que esse "artefato tecnológico" poderia atacar a Terra em novembro.

"Afirmações absurdas"

Diversos especialistas reagiram às afirmações com ceticismo, classificando-as como "absurdas" e "insultantes", e sustentam que as evidências apontam para um corpo natural.

Samantha Lawler, da Universidade de Regina, no Canadá, explicou que o 3I/ATLAS foi ejetado de outro sistema estelar, como bilhões de cometas que também já deixaram o nosso.

"Qualquer sugestão de que seja artificial é um disparate e um insulto ao emocionante trabalho que está sendo realizado para compreender este objeto", disse Chris Lintott, da Universidade de Oxford, no Reino Unido.

  • Avi Loeb já havia gerado controvérsia em 2017 ao propor que o 1I/‘Oumuamua, primeiro objeto interestelar identificado, poderia ser uma nave alienígena.