Quatro estudantes russos conquistaram duas medalhas de ouro e duas de prata na 37ª Olimpíada Internacional de Informática, realizada na cidade de Sucre, na Bolívia, entre os dias 27 de julho e 3 de agosto.
A atividade, considerada de alto nível acadêmico, reuniu estudantes secundaristas de mais de 90 países, que obtiveram destaque na área de programação. O evento buscou aprimorar as habilidades informáticas dos alunos, testando sua criatividade e habilidades de resolução de problemas. A prova conteve duas rodadas de cinco horas cada, durante as quais os participantes tiveram que resolver e programar seis tarefas algorítmicas.
A equipe escolar foi elogiada pelo presidente russo, Vladimir Putin. Em nota divulgada nesta segunda-feira pelo Kremlin, o mandatário destacou a "excelente atuação" do grupo na "acirrada competição".
A edição de 2025 marcou a primeira vez que a Bolívia recebeu a competição. O evento terá como sede o Uzbequistão em 2026 e a Alemanha em 2027. Desde 1993, quando a Argentina foi a sede, a Olimpíada não ocorria no continente americano.