"A ideia é muito primitiva": Zelensky critica o suposto plano de paz de Trump

Presidente ucraniano deixou claro em uma entrevista ao Bild que não quer negociar com o mandatário russo e não está disposto a ceder nenhum território.

O presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, mostra-se cético em relação ao suposto plano de paz do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, que foi divulgado pelo The Washington Post há alguns dias.

"Se o acordo é que simplesmente desistamos de nossos territórios, e se essa é a ideia, então a ideia é muito primitiva", declarou o líder ucraniano em uma entrevista ao Bild.

"Se Trump realmente tem sua própria abordagem para acabar rapidamente com a guerra, então eu adoraria ouvir a ideia. Mas precisamos de argumentos sólidos. Não precisamos de uma ideia fantástica, mas de uma ideia real", continuou Zelensky, acrescentando que Kiev não pode "brincar" ou "correr riscos".

Segundo o veículo, Zelenski deixou claro que ele "não quer negociar com [o presidente russo Vladimir] Putin e não está disposto a ceder nenhum território".

Esses comentários são uma reação a uma reportagem recente publicada pelo The Washington Post, segundo a qual Trump teria dito em conversas particulares que poderia acabar com o conflito armado na Ucrânia pressionando Kiev a reconhecer a Crimeia e Donbass como partes da Rússia. Além disso, segundo uma fonte do jornal, Trump teria dito que os residentes de partes da Ucrânia "não se importariam em fazer parte da Rússia".