
Deputada dos EUA chama de 'inspirador' protestos contra Moraes e Lula em todo o Brasil

Nesta segunda-feira (4), a deputada republicana dos Estados Unidos, María Elvira Salazar, publicou em sua conta na rede X uma mensagem em que classificou como "inspirador" os atos realizados no domingo (3) em diversas cidades do Brasil, contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
"É inspirador ver milhões de bravos brasileiros se levantando em todo o país contra a tirania de Alexandre de Moraes e a agenda socialista de Lula da Silva. Nenhum tirano de túnica preta silenciará um povo livre. A mensagem é alta e clara: o fogo da liberdade queima mais forte que o punho de ferro de qualquer ditador", escreveu a parlamentar norte- americana.

As manifestações também pediam anistia aos presos dos atos de 8 de janeiro de 2023. A principal passeata ocorreu em São Paulo, na Avenida Paulista.
Segundo levantamento do Poder360, cerca de 57,6 mil pessoas participaram do protesto na capital paulista.
Já dados do Monitor do Debate Político do Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento), em parceria com a ONG More in Common, apontaram para um público estimado em 37,6 mil pessoas na mesma região.
A mobilização em São Paulo foi organizada pelo pastor Silas Malafaia e contou com a participação de diversas figuras políticas, incluindo o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG).
Além da capital paulista, os atos também ocorreram em outras cidades como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Belém e Campo Grande.
O ex-presidente Jair Bolsonaro não esteve presente nos protestos. Desde 18 de julho, ele cumpre medidas cautelares determinadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que visam impedir qualquer risco de fuga ou tentativa de obstrução da justiça.
- Na última quarta-feira (30), a deputada norte-americana comemorou pelas redes sociais a sanção imposta pelo presidente Donald Trump contra o ministro Alexandre de Moraes, com base na Lei Magnitsky Global. "Obrigado, @POTUS e @SecRubio. Desde o primeiro dia, tenho pedido sanções contra o Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), sob a Lei Magnitsky Global, por seus graves abusos de direitos humanos", publicou a parlamentar.
