A Índia respondeu nesta segunda-feira (4) às acusações dos EUA, que prometem aumentar as tarifas sobre produtos indianos já que o país asiático continua comprando petróleo russo.
Em declaração do Ministério das Relações Exteriores, Nova Delhi chamou as acusações de "injustas e irracionais" e defendeu a estratégia energética do país, afirmando que as compras de petróleo russo são uma "necessidade ditada pelas condições do mercado global".
O governo indiano também afirmou que o país recorreu ao petróleo russo devido a interrupções no fornecimento global e ao aumento dos custos de energia. Acusou ainda os EUA e a União Europeia de hipocrisia, afirmando que ambos mantêm seu próprio comércio com a Rússia, inclusive em setores-chave como energia e matérias-primas essenciais.
"As importações da Índia visam garantir custos de energia previsíveis e acessíveis para o consumidor indiano. […] No entanto, devemos notar que as mesmas nações que criticam a Índia estão negociando com a Rússia. Ao contrário do nosso caso, esse comércio nem sequer é uma obrigação nacional vital", afirma a declaração.
QUAIS SÃO AS GUERRAS COMERCIAIS DA ERA TRUMP E SEUS OBJETIVOS? SAIBA MAIS EM NOSSO ARTIGO.