O presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçou nesta segunda-feira (4) aumentar as tarifas impostas à Índia por seus laços econômicos com a Rússia.
"A Índia não está apenas comprando grandes quantidades de petróleo russo, mas também, com grande parte do petróleo adquirido, revendendo-o no mercado aberto e fazendo enormes lucros", publicou o presidente americano no Truth Social.
Trump também acusou Nova Delhi de "não se importar" com as perdas humanas no conflito ucraniano. "Por isso, aumentarei substancialmente as tarifas que a Índia paga aos EUA", concluiu.
Anteriormente, o presidente dos EUA havia imposto uma tarifa de 25% sobre as importações indianas que deverá entrar em vigor em 7 de agosto, e uma "multa adicional" para acordos de energia e defesa entre Nova Delhi e Moscou.
No entanto, segundo a Bloomberg, citando fontes, o governo da Índia não instruiu as petrolíferas do país a suspenderem as compras de petróleo bruto russo.
O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, anunciou sua meta de tornar seu país a terceira maior economia do mundo e priorizar a compra de produtos produzidos no país.