
Ameaças dos EUA falham: petróleo russo se mantém forte no mercado indiano

As autoridades da Índia não ordenaram que as refinarias do país deixassem de comprar petróleo russo apesar das ameaças de sanções feitas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou a Bloomberg no domingo (3), citando fontes familiarizadas com o assunto.
As refinarias, sejam estatais ou privadas, têm liberdade para escolher suas próprias fontes de suprimento, e a compra de petróleo continua sendo uma decisão comercial delas, esclareceram os interlocutores.

Segundo as fontes, o governo indiano pediu às empresas estatais do setor que elaborassem opções alternativas caso as importações de petróleo russo fossem interrompidas.
O The New York Times relatou no sábado, citando funcionários indianos, que não houve mudanças na política de Nova Delhi e que o país asiático continuará comprando petróleo russo apesar das ameaças do presidente americano.
O presidente americano anunciou na semana passada a imposição de uma "tarifa-surpresa" de 25% e uma multa adicional à Índia por comprar equipamentos militares e produtos energéticos da Rússia.
QUAIS SÃO AS GUERRAS COMERCIAIS DA ERA TRUMP E SEUS OBJETIVOS? SAIBA MAIS EM NOSSO ARTIGO.
