Notícias

Cartazes em inglês e agradecimentos a Trump marcam protestos em apoio a Bolsonaro

Com camisetas, faixas e cartazes bilíngues, manifestantes pediram o impeachment de Moraes e apoio internacional.
Cartazes em inglês e agradecimentos a Trump marcam protestos em apoio a BolsonaroReprodução/Divulgação Redes Sociais/X/@opilhado

Mensagens em inglês direcionadas ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chamaram atenção durante os atos realizados neste domingo (3), em pelo menos 62 cidades brasileiras, em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

As manifestações, que tiveram como principal pauta o pedido de anistia aos envolvidos nos eventos de 8 de Janeiro e o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), também serviram como espaço para agradecimentos ao chefe da Casa Branca.

Embora impedido de participar presencialmente por restrições impostas pelo STF, Bolsonaro acompanhou parte das mobilizações de casa, usando tornozeleira eletrônica.

O ex-presidente é réu em processo que apura uma suposta tentativa de golpe de Estado em 2022. De acordo com a acusação, a articulação tinha como objetivo mantê-lo no poder, mesmo após o resultado das eleições presidenciais.

Cartazes com frases como "President Trump, thank you for fighting for our freedom" ("Presidente Trump, obrigado por lutar pela nossa liberdade", em português) foram erguidos nas capitais. 

Em algumas faixas, havia pedidos explícitos de reconhecimento internacional da pauta bolsonarista, inclusive com referência à Lei Magnitsky, mecanismo utilizado pelo governo norte-americano para sanções contra violações de direitos.

Vestidos com as cores da bandeira brasileira e empunhando cartazes com palavras em inglês, manifestantes misturaram símbolos nacionais com referências aos Estados Unidos.

Em uma intervenção, Alexandre de Moraes aparecia atrás das grades.