Notícias

Novas fontes reiteram compromisso da Índia com BRICS, apesar das ameaças de Trump

Ao NYT, autoridades indianas negaram as informações de que Nova Delhi havia suspendido a compra de combustível russo.
Novas fontes reiteram compromisso da Índia com BRICS, apesar das ameaças de TrumpSputnik / Ramil Sitdikov

A Índia manterá suas compras de petróleo russo, mesmo diante das ameaças do presidente norte-americano, Donald Trump, informou o jornal The New York Times (NYT) neste sábado (2), citando autoridades indianas familiarizadas com o assunto.

Nesta semana, alguns veículos de imprensa sugeriram que refinarias estatais indianas teriam suspendido as importações de petróleo russo devido ao descontentamento de Trump. O ex-presidente dos EUA reagiu com satisfação à notícia, mas não confirmou sua veracidade: "Isso é o que ouvi. Não sei se é verdade ou não", declarou.

Contudo, as fontes do NYT afirmam que não houve mudança na política de Nova Delhi. Um funcionário indiano destacou que o governo não emitiu nenhuma diretiva para que as empresas petrolíferas reduzissem as importações da Rússia.

"Nossas relações bilaterais com diversos países são baseadas em seus próprios méritos e não devem ser vistas pela perspectiva de uma terceira nação. A Índia e a Rússia mantêm umacooperação sólida e de longa data", destacou nesta sexta-feira o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Índia, Randhir Jaiswal.

Ameaças dos EUA

Nos últimos dias, o presidente dos EUA, Donald Trump, intensificou suas ameaças contra países que continuam a adquirir combustível russo, chegando a mencionar a imposição de tarifas de até 100%. O secretário-geral da OTAN, Mark Rutte, ecoou essas ameaças, mencionando especificamente o Brasil, a China e a Índia em suas declarações.

Vale lembrar que durante a cúpula de líderes do BRICS no Rio de Janeiro, autoridades dos países-membros repudiaram a retórica de ameaças e defenderam o fortalecimento da cooperação entre economias em desenvolvimento.

QUAIS SÃO AS GUERRAS COMERCIAIS DA ERA TRUMP E SEUS OBJETIVOS? SAIBA MAIS EM NOSSO ARTIGO.