O Knyaz Pozharsky, novo submarino nuclear estratégico da Rússia, chegou à base permanente da Frota do Norte, Gadzhiyevo, na província russa de Murmansk. As informações foram divulgadas neste sábado (2), pelo serviço de comunicação oficial da frota.
O Vice-almirante Anatoly Kovalenko, comandante das forças submarinas da Frota do Norte, anunciou que o navio vai integrar o grupo de cruzadores submarinos estratégicos.
De propulsão nuclear e com armas nucleares
O cruzador Knyaz Pozharsky é um submarino nuclear estratégico do projeto 955A Borei-A, pertencente à quarta geração.
Na terminologia naval russa, os submarinos estratégicos deste projeto são oficialmente classificados como "cruzadores submarinos nucleares de propósito estratégico", destacando seu papel crucial na tríade nuclear e o poder de seu armamento.
O submarino possui alta manobrabilidade e autonomia virtualmente ilimitada, graças ao reator nuclear OK-650V. Ele pode atingir velocidades de até 30 nós (cerca de 55 km/h) e operar a uma profundidade de 400 metros (com máximo de 480 metros). Sua autonomia de navegação é de 90 dias, com uma tripulação de aproximadamente 100 pessoas.
Graças às turbinas a vapor com propulsão a jato de água, sistemas de absorção acústica e revestimentos anecóicos no casco, o submarino tem um baixo perfil acústico, tornando-o difícil de detectar.
O Knyaz Pozharsky está equipado com sistemas de navegação, sensores eletrônicos e sonares modernos, além de um poderoso armamento, incluindo:
16 mísseis balísticos intercontinentais RS-M-56 Bulavá, cada um com múltiplas ogivas nucleares;
6 tubos lança-torpedos de 533 mm;
Torpedos lança-mísseis RPK-2 Viuga.
O míssil Bulavá é um ICBM de três estágios e combustível sólido, com alcance superior a 9.000 quilômetros.
Para proteção da Rússia
O comandante do cruzador, capitão de segundo escalão Andrei Shleifer, afirmou que as atividades de transição entre bases pela tripulação do navio foram totalmente concluídas, o pessoal está pronto para cumprir missões e o equipamento do submarino se encontra em perfeitas condições.
Os submarinistas foram recebidos por representantes do comando das Forças Submarinas da Frota do Norte (Bandeira Vermelha), pela entidade administrativo-territorial fechada de Aleksandrovsk, além de familiares e amigos.
Na semana passada, durante a cerimônia de hasteamento da bandeira no submarino, o presidente russo, Vladimir Putin, declarou:
"Implementaremos de maneira definitiva e completa os planos para criar uma Marinha moderna, garantir a segurança da Rússia e proteger nossos interesses nacionais em todas as zonas do Oceano Mundial. Não pode haver dúvidas sobre isso".
O presidente destacou que os planos de construção de navios e submarinos estão sendo executados ativamente. Mais de 70 embarcações estão em diferentes fases de preparação nos estaleiros do país, e está prevista a construção de seis novos submarinos nucleares até 2030.
Putin também ressaltou que submarinos como o Knyaz Pozharsky (do projeto Borei) "formam a base das forças nucleares estratégicas navais" e "garantirão a segurança do Estado nas próximas décadas".