
Após 'tentativa em grande escala de golpe', Conselho de Segurança da Sérvia terá reunião urgente

Aleksandar Vucic, presidente da Sérvia, convocou uma reunião urgente do Conselho de Segurança do país, programada para este sábado (2).
Segundo o jornal local Vechernye Novosti, Vuvic está convencido de que forças da União Europeia estão orquestrando uma ''tentativa em grande escala de golpe de Estado''. Ela já estaria sendo levado a cabo, através do procurador especial do Ministério Público para o Crime Organizado, Mladen Nenadić, da procuradora do Ministério Público para o Crime Organizado, Jasmina Ganić, e parte da polícia.

Nos últimos dias, as ruas do país foram tomadas por manifestantes de oposição, que exigem a dissolução do Parlamento e a convocação de eleições antecipadas, atualmente previstas para 2027. Para a presidente do Parlamento, Ana Brnabic, os ativistas estão convocando abertamente uma guerra civil.
Desde janeiro, Vuvic denuncia que o Ocidente buscava conduzir uma ''revolução colorida'' em seu país:
"Tudo o que eles estão fazendo é uma tentativa de uma 'revolução colorida', não tenho dúvidas disso. Isso não é um problema, vamos esperar até o último momento, quando formos forçados a responder, quando eles começarem a bloquear as rodovias à força", disse o presidente à época.
- Desde sexta-feira, 14 altos funcionários sérvios, incluindo ex-ministros, foram presos na esteira de uma investigação apurando o desabamento fatal de uma marquise de concreto em uma estação ferroviária na cidade de Novi Sad, estopim dos protestos ainda em novembro de 2024.
