
Lula 'pode falar comigo quando quiser', afirma Trump

Nesta sexta-feira (1º), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode ligar para ele "quando quiser". A declaração foi dada em entrevista coletiva à jornalista da Rede Globo, Raquel Krähenbühl.
"Ele pode falar comigo quando quiser", disse Trump.

Ao ser questionado sobre a tarifa de 50% imposta a produtos brasileiros, o mandatário norte-americano evitou entrar em detalhes, mas indicou que a medida estaria ligada a decisões recentes do governo brasileiro.
"As pessoas que estão comandando o Brasil fizeram a coisa errada", declarou o presidente norte-americano.
Trump enfatizou que "ama o povo brasileiro", mas evitou comentar sobre os desdobramentos que podem ocorrer em um futuro próximo.
Disposto a negociar
Nesta sexta-feira, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o governo brasileiro pode "estreitar os laços de cooperação" com os Estados Unidos "desde que seja bom para os dois lados".
Haddad sugeriu que o Brasil pode ampliar a participação dos Estados Unidos no desenvolvimento da infraestrutura nacional.
"Eles têm participado pouco de licitações no Brasil. Nossa infraestrutura está crescendo como há muito tempo não se vê. É isso que está segurando emprego e renda. Então por que eles não podem participar mais da nossa economia? Estamos abertos", disse o ministro.
Falta de diálogo
Já o presidente Lula, em entrevista ao jornal The New York Times nesta semana, afirmou que tem buscado abrir um canal de diálogo com Donald Trump, mas não obteve resposta do governo norte-americano.
"O que está nos impedindo é que ninguém quer conversar. Eu pedi para fazer contato", afirmou Lula.
O petista revelou que encarregou o vice-presidente Geraldo Alckmin de tentar iniciar conversas com autoridades norte-americanas.
ENTENDA O AUMENTO DAS TENSÕES COMERCIAIS ENTRE BRASIL E EUA EM NOSSO ARTIGO.
QUAIS SÃO AS GUERRAS COMERCIAIS DA ERA TRUMP E SEUS OBJETIVOS? SAIBA MAIS EM NOSSO ARTIGO.

