Notícias

Trump afirma ter mobilizado submarinos nucleares após declarações de ex-presidente russo

''Palavras são muito importantes e muitas vezes podem ter consequências indesejadas'', escreveu o presidente dos EUA.
Trump afirma ter mobilizado submarinos nucleares após declarações de ex-presidente russoEkaterina Shtukina / Gettyimages.ru / Kevin Dietsch / Sputnik

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (1) que ordenou o envio de dois submarinos nucleares para ''regiões apropriadas'', em meio à polêmica troca de mensagens com o ex-presidente russo Dmitry Medvedev.

"Com base nas declarações bastante provocativas do ex-presidente russo Dmitry Medvedev, agora vice-presidente do Conselho de Segurança da Federação Russa, ordenei o posicionamento de dois submarinos nucleares nas regiões apropriadas, caso essas declarações tolas e incendiárias se mostrem algo mais do que isso", escreveu Trump em sua rede social Truth.

"As palavras são muito importantes e muitas vezes podem ter consequências indesejadas; espero que não seja o caso", acrescentou.

Há semanas, os dois trocam protagonizam uma dura troca de mensagens pública nas redes sociais.

No início de julho, Medvedev zombou do anúncio do presidente americano, Donald Trump, que prometeu fornecer mais armas ao regime de Kiev. Dias antes, Trump havia ordenado uma pausa nos envios críticos ao país eslavo.

"O americano está novamente balançando em seus balanços políticos favoritos", escreveu o ex-presidente russo em seu canal no Telegram, em alusão à postura contraditória de Trump sobre o conflito ucraniano:

"'Estou satisfeito com a conversa com Putin'. 'Estou decepcionado com a conversa com Putin'. 'Não forneceremos novas armas à Ucrânia'. 'Forneceremos muitas armas à Ucrânia para sua defesa'", ironizou o político, em referência às diferentes declarações de Trump.

"Como devemos reagir a isso? Da mesma forma que antes. Da mesma forma que nossos soldados fazem. Da mesma forma que o comandante-em-chefe supremo faz", afirmou, acrescentando que a Rússia deveria ignorar as declarações de Trump e continuar com os objetivos estabelecidos na operação militar especial, trabalhando pela vitória.

Em outra publicação, o ex-presidente russo recomendou a Trump não repetir os erros de seu antecessor, Joe Biden. "Não siga o caminho de Joe 'soneca'!", escreveu.

Em resposta, Trump atacou o ex-líder russo em suas redes sociais: "Diga a Medvedev, o ex-presidente fracassado da Rússia que acha que ainda é presidente, que cuide com suas palavras. Ele está entrando em um terreno muito perigoso!", ameaçou.

Medvedev rebateu em seu canal no Telegram: "Se algumas palavras de um ex-presidente da Rússia provocam uma reação tão nervosa de um todo-poderoso presidente dos EUA, isso significa que a Rússia está certa em tudo e seguirá seu próprio caminho". Além disso, destacou que Trump publicou suas "ameaças" contra ele em "sua rede pessoal Truth [Social], que ele mesmo [Trump] proibiu" na Rússia.