Notícias

Rússia fornecerá laboratório móvel para detecção de doenças a país africano

O equipamento integra programa de Moscou para ampliar cooperação bilateral com as nações africanas.
Rússia fornecerá laboratório móvel para detecção de doenças a país africanoTelegram / @minenergo_official

A Rússia vai fornecer a Burkina Faso um laboratório móvel para testes de doenças infecciosas, informou o serviço de imprensa do Ministério de Energia russo.

Desenvolvida pela agência sanitária Rospotrebnadzor, a unidade é capaz de processar até 800 testes por dia e identificar mais de 20 tipos de infecções, incluindo as consideradas de alta periculosidade.

A previsão é que o equipamento chegue ao país em 1º de dezembro, de acordo com o ministro da Energia da Rússia, Sergey Tsivilev.

Um aliado no combate a epidemias  

"Uma das vantagens desse laboratório é que ele é fácil de instalar e pode ser transportado para qualquer local da república", afirmou o ministro.

O envio faz parte de um programa de cooperação com países africanos para o combate a epidemias, lançado pelo presidente russo Vladimir Putin.

Ampliação da cooperação bilateral 

Tsivilev se reuniu com o líder interino de Burkina Faso, Ibrahim Traoré, e discutiu formas de ampliar a cooperação bilateral. O encontro resultou na criação de uma comissão intergovernamental entre os dois países.

O ministério informou ainda que o comércio entre Rússia e Burkina Faso cresceu quase cinco vezes em 2024, em relação ao ano anterior, impulsionado principalmente por exportações russas de alimentos, insumos agrícolas e produtos químicos.

Saiba mais aqui sobre a Confederação dos Estados do Sahel: os países que estão se afastando da Europa.