Milei: 'Em 2027 vou ser reeleito'

O presidente da Argentina, Javier Milei, disse nesta quinta-feira (31) que pretende ser eleito para um segundo mandato e seguir no cargo até 2031.
"En el 2027 voy a ser reelecto"Al ser consultado por su Gobierno, Javier Milei afirmó que está "abocado 100% a la gestión" y a la preparación para la "segunda parte de su mandato". pic.twitter.com/ix6k3E9fZi
— Corta (@somoscorta) August 1, 2025
Durante uma transmissão ao vivo, Milei afirmou que suas reformas são de longo prazo e que a segunda etapa de sua gestão será decisiva: "Estou 100% focado na gestão. Ela tem uma parte de longo prazo, com reformas e uma série de medidas que virão depois de outubro ou do 11 de dezembro", disse em referência às eleições legislativas e à posse dos novos parlamentares. O presidente completou: "Em 2027 vou ser reeleito."
Críticas à vice e à oposição
Milei voltou a chamar sua vice, Victoria Villarruel, de "traidora" por ter permitido uma sessão que ele considera "ilegal" no Senado em que foram aprovados o aumento para aposentados e a criação de novas pensões para pessoas com deficiência, as quais ele já prometeu vetar.
"Onde já se viu? A traidora deu lugar a uma sessão ilegal para quebrar nosso equilíbrio fiscal", criticou.
Segundo o presidente, essa decisão gerou "ruído" e provocou uma corrida cambial, fazendo o dólar disparar e alcançar 1.380 pesos (R$5,68) na quinta-feira, o valor mais alto desde o fim do controle de câmbio.
Milei também culpou a oposição pela depreciação da moeda: "É ano eleitoral e, se puderem causar dano, o farão."
