
Índia está comprometida com manutenção dos laços com a Rússia

O governo indiano reafirmou nesta sexta-feira (1º) a solidez de sua parceria com a Rússia, classificando a relação como "estável e testada pelo tempo". A declaração veio dias após o presidente dos EUA, Donald Trump, criticar publicamente Nova Deli por manter laços estreitos com Moscou, informa a agência Bloomberg.

Trump impôs uma tarifa de 25% sobre produtos indianos e ameaçou novas sanções, alegando que o país compra grande parte de sua energia e armamentos da Rússia. Horas depois, porém, disse não se importar com a relação entre os dois países, chamando-os de "economias mortas".
A Índia reagiu afirmando que suas decisões diplomáticas não se submetem à visão de terceiros. Segundo o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Randhir Jaiswal, os vínculos com outros países se baseiam nos interesses indianos.
Sobre os Estados Unidos, o porta-voz declarou que a Índia segue comprometida com o avanço das relações bilaterais com a Rússia, apesar das novas tarifas.
- A Rússia é hoje o principal fornecedor de petróleo para a Índia respondendo por cerca de 36% das importações de armamentos do país.
- O premiê indiano, Narendra Modi, mantém contato frequente com o presidente russo, Vladimir Putin, que deve visitar Nova Déli ainda este ano.
Quer saber mais sobre o BRICS e seu papel em um mundo multipolar? Saiba mais aqui.
