A União Europeia (UE) perdeu completamente a sua soberania, declarou o presidente russo, Vladimir Putin, nesta sexta-feira (1º), durante sua visita ao Mosteiro de Valaam com seu colega bielorrusso, Alexander Lukashenko.
"Já era claro que a UE não tinha muita soberania, mas hoje ficou claro que não tem nenhuma", disse Putin, enfatizando que atualmente a soberania "também desempenha um papel fundamental no desenvolvimento econômico".
Foi desta forma que o presidente russo comentou sobre o acordo comercial firmado na semana passada entre a UE e os Estados Unidos, segundo o qual os produtos europeus exportados para os Estados Unidos estarão sujeitos a uma tarifa de 15%, enquanto que os produtos americanos estarão completamente isentos de taxas.
A falta de soberania nessa situação "acarreta imediatamente em perdas econômicas", enfatizou Putin, acrescentando que a UE é "um gigante econômico, mas um anão político".
"Estas não são minhas palavras; não quero ofender ninguém. Nós mesmos lemos isso em fontes ocidentais", disse o presidente russo.