O presidente russo, Vladimir Putin, comentou nesta sexta-feira (1º) sobre a situação do conflito ucraniano, afirmando que as negociações são importantes e necessárias para Moscou.
Putin também avaliou a possibilidade de uma nova rodada de negociações com Kiev: "Se a liderança ucraniana considerar que agora não é o momento certo e que é necessário esperar, por favor, estamos dispostos a esperar", disse.
Putin enfatizou que o governo da Rússia é baseado na Constituição do país, detalhando que o Estado russo foi formado de acordo com a carta magma, ao contrário do regime político ucraniano.
"No que diz respeito às negociações, elas são sempre necessárias e importantes, especialmente quando se trata de alcançar a paz", declarou. Putin também observou que saúda os resultados das negociações entre Moscou e Kiev em Istambul: "Como o fato de centenas de pessoas terem retornado à sua terra natal pode ser visto de forma negativa?", questionou.
Conversa aprofundada
O presidente também expressou que toda decepção é causada por expectativas excessivas. "Para resolver a questão pacificamente, é necessário manter uma discussão aprofundada, não em público, mas com calma, no âmbito de um processo de negociação, e, para isso, propusemos a criação de três grupos", observou.
Putin acrescentou que a reação da Ucrânia ao trabalho proposto "foi, em geral, positiva". A Rússia já havia proposto a Kiev a formação de três equipes para a discussão de questões políticas, humanitárias e militares.
"Concordamos que poderíamos conduzir essas negociações sem câmeras e sem qualquer ruído político; de forma calma, e buscar compromissos", lembrou Putin, observando que o lado russo tem esperança de que tais conversações se concretizem, embora esse processo ainda não tenha se iniciado.