O presidente russo, Vladimir Putin, se reúne nesta sexta-feira (1º de agosto) com seu colega bielorrusso, Alexander Lukashenko, que veio ao país vizinho para uma visita oficial.
A reunião ocorre em Valaam, uma ilha na parte norte do lago Ládoga, República da Carelia, Rússia. Os líderes já se encontraram neste mesmo local em julho de 2019 e em julho de 2023. O encontro é realizado em formato informal. Os presidentes entraram na igreja da Virgem de Smolensk, onde participaram de uma breve missa.
Os presidentes discutiram diversas questões, incluindo relações comerciais, implementação de projetos conjuntos, bem como a conjuntura política mundial.
Rússia e Belarus mantêm boas relações e se consideram aliados próximos. Durante sua visita à Rússia em março passado, Lukashenko enfatizou os laços estreitos entre Moscou e Minsk, ressaltando que, de acordo com a vontade do próprio povo bielorrusso, o país vizinho sempre estará ao lado da Rússia, pois as duas nações são muito próximas e essa união "é comprovada e demonstrada por fatos reais".