Enviado de Trump visita Gaza em meio a denúncias de fome extrema

O enviado especial da Casa Branca para o Oriente Médio, Steve Witkoff, esteve nesta sexta-feira (1º) em um ponto de distribuição de ajuda da Fundação Humanitária americana-israelense em Rafah, no sul da Faixa de Gaza, para inspecionar a entrega de alimentos.
US special envoy @SteveWitkoff at the food distribution center in Rafah pic.twitter.com/zvaxNQ3zBx
— Amichai Stein (@AmichaiStein1) August 1, 2025
Witkoff também se reuniu com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, logo após chegar ao país na quinta-feira.
Recentemente, o presidente dos EUA, Donald Trump, contrariou uma declaração de Netanyahu, que havia dito serem falsos os relatos sobre fome em Gaza, ao afirmar que o enclave enfrenta uma "fome real".
Na semana passada, agências internacionais e organizações humanitárias alertaram que a situação no território é calamitosa, informando que seus próprios funcionários na região estão próximos da inanição.
The convoy of US envoy Steve Witkoff arrives at one of the GHF death traps in Gaza, where Palestinian aid seekers are being shot dead by Israeli soldiers almost every day. pic.twitter.com/m1FvumiPND
— Quds News Network (@QudsNen) August 1, 2025
Segundo a ONU, os 2,1 milhões de habitantes da Faixa de Gaza vivem sob insegurança alimentar. De acordo com o Ministério da Saúde local, cerca de 900 mil crianças sofrem com a fome, e outras 70 mil apresentam sinais de inanição.
Imagens perturbadoras compartilhadas nas redes sociais mostram palestinos disputando alimentos em cozinhas comunitárias e multidões famintas esperando por ajuda nas ruas.
O Quds News denuncia que "os locais de distribuição de ajuda em Gaza se tornaram armadilhas mortais para os palestinos em busca de assistência durante a atual campanha de fome promovida por Israel".
