O governo Lula colocou em condição de sigilo, nesta quinta-feira (31/7), um documento enviado pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, ao secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, que lidera a diplomacia do governo Donald Trump.
Um despacho telegráfico obtido pela coluna do veículo Metrópoles mostra que a carta foi enviada pelo Itamaraty a Washington e só poderá ser divulgada em 25 de novembro de 2039, após 15 anos de sigilo.
O Itamaraty citou a Lei 12.527 para justificar o segredo, afirmando que a divulgação poderia "prejudicar ou pôr em risco a condução de negociações ou as relações internacionais do país, ou as que tenham sido fornecidas em caráter sigiloso por outros Estados e organismos internacionais".
Segundo fontes do Itamaraty, a carta foi enviada em novembro de 2024 e marcava a primeira tentativa de Mauro Vieira de se aproximar do novo governo Trump. No documento, o chanceler parabenizava Marco Rubio por assumir o comando do Departamento de Estado.
O telegrama não foi respondido pelos EUA, mas Mauro Vieira segue tentando estreitar laços com Washington e se reuniu com Marco Rubio ontem, quarta-feira (30/7), em Washington.