Notícias

Alckmin critica medidas do governo dos EUA contra Moraes: 'não há justificativa'

Em entrevista, o vice-presidente do Brasil prestou solidariedade ao ministro do STF e afirmou que ele "não pode ser punido por cumprir seu papel de juiz".
Alckmin critica medidas do governo dos EUA contra Moraes: 'não há justificativa'Valter Campanato / Agência Brasil

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), foi entrevistado nesta quinta-feira (31), no Mais Você, programa matinal da Globo apresentado por Ana Maria Braga.

Durante a entrevista, Alckmin fez uma comparação com a Suprema Corte dos EUA e apontou a medida por parte do governo Trump como uma ingerência externa ao salientar que o Brasil também não teria direito a interferir nas decisões da Suprema Corte dos EUA.

"Exato. Você imagine que a Suprema Corte americana faz um processo contra um ex-presidente. O Brasil fala: 'vou aumentar a tarifa dos produtos americanos que entrarem aqui porque eu não gostei da decisão, ou não gostei do processo'. Não tem justificativa legal", disparou o vice.

O vice-presidente afirmou que quer "aumentar o comércio com os Estados Unidos" e que vê "espaço" para negociar o tarifaço com os norte-americanos, fazendo referência à imposição da tarifa de 50% sobre importações brasileiras e à sanção sofrida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que foi implicado na Lei Magnitsky.


Entenda como funciona a lei que sancionou Alexandre de Moraes em nosso artigo