Notícias

Após sanções de Trump, Lula exalta soberania: 'aparece em primeiro lugar em nossa Constituição'

''Soberania é a autoridade que um povo tem sobre seu próprio destino', destacou o presidente brasileiro.
Após sanções de Trump, Lula exalta soberania: 'aparece em primeiro lugar em nossa Constituição'Gettyimages.ru / Agencia Makro

Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil, divulgou, em suas redes sociais, uma nota destacando a importância da soberania. No dia anterior, os Estados Unidos implementaram duras sanções contra Alexandre de Moraes, magistrado responsável por determinar o uso de tornozeleira eletrônica e a proibição de uso de redes sociais por Jair Bolsonaro, notório aliado do presidente Donald Trump.

''Sem soberania, o Brasil não existiria. Foi ela que nos trouxe liberdade e independência. E é ela que aparece em primeiro lugar em nossa Constituição, entre os demais princípios fundamentais'', lê-se na publicação.

Para o presidente, ''soberania é a autoridade que um povo tem sobre seu próprio destino. É a capacidade de um país decidir seus rumos, proteger seus recursos, cuidar de seu território e defender seus interesses diante do mundo''.

Nesse contexto, exaltou os méritos de seu governo, destacando seu compromisso em ''reconstruir políticas públicas que haviam sido desmontadas'' e celebrando o anúncio, realizado nesta semana pela Organização das Nações Unidas (ONU), de que o Brasil deixou de integrar o Mapa da Fome. 

''Soberania é, para nós, o direito de construir uma sociedade livre, justa e solidária'', concluiu.

  • Na quarta-feira, o governo Trump implementou duras sanções contra o ministro Alexandre de Moraes, sob a Lei Magnitsky. As sanções impostas sob o dispostivo incluem o congelamento de ativos, bloqueio de contas bancárias e a proibição da entrada nos EUA.