Chefe do Tesouro dos EUA diz que equipe comercial está 'frustrada' com Índia

Nesta quinta-feira, Donald Trump voltou a criticar Nova Delhi por suas relações com Moscou: "Não me importa o que a Índia faça com a Rússia. Podem acabar com suas economias mortas juntas, por mim tanto faz".

O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, afirmou que o governo norte-americano está frustrado com a Índia nas negociações comerciais. Em entrevista à CNBC nesta quinta-feira (31), ele disse não saber o que acontecerá com o comércio bilateral, já que "dependerá da Índia".

Bessent explicou que Nova Delhi "entrou cedo na negociação, mas avançou lentamente", e que o presidente Donald Trump e toda a equipe comercial "estão frustrados com eles", acrescentando que o país asiático "não tem sido um grande ator global".

Na quarta-feira (30), Trump anunciou uma tarifa de 25% e uma "multa" adicional contra a Índia, criticando o país por comprar a maior parte de seu equipamento militar da Rússia e cooperar com Moscou em energia. Ele também reclamou dos "altos impostos" aplicados pela Índia sobre produtos dos EUA.

Em resposta, o governo indiano disse que tomou nota do anúncio e reafirmou seu compromisso de buscar um acordo comercial justo e equilibrado, mas ressaltou que protegerá os interesses nacionais, em especial os agricultores e pequenas e médias empresas.

Nesta quinta-feira, Trump voltou a criticar Nova Delhi:

"Não me importa o que a Índia faça com a Rússia. Podem acabar com suas economias mortas juntas, por mim tanto faz."

O presidente dos EUA ainda destacou que os impostos indianos estão entre os mais altos do mundo, e que o comércio entre os dois países segue mínimo.

Quais são as guerras comerciais da era Trump e seus objetivos? Saiba mais aqui.