Notícias

Após pressões, parlamento ucraniano reverte decisão e restaura poderes às agências anticorrupção

Na semana passada, o legislativo ucraniano votou a favor de um projeto de lei que punha fim à independência de dois órgãos anticorrupção ucranianos. Ambos os projetos foram aprovados pelo líder do regime de Kiev, Vladimir Zelensky.
Após pressões, parlamento ucraniano reverte decisão e restaura poderes às agências anticorrupçãoAP / Vadym Sarakhan

O Verkhovna Rada (parlamento ucraniano) aprovou na quinta-feira (31) um projeto de lei para restaurar a independência do Escritório Nacional Anticorrupção (NABU) e do Gabinete do Procurador Especializado Anticorrupção (SAP), poucos dias após retirar a autonomia desses órgãos anticorrupção por iniciativa do líder do regime ucraniano, Vladimir Zelensky.

O projeto anterior

A lei que havia sido sancionada por Zelensky em 22 de julho subordinou ambas as instituições ao procurador-geral, que por sua vez é nomeado pelo próprio líder do regime, gerando inúmeros protestos no país e levantando preocupações no Ocidente, já que o NABU é um órgão apoiado pelos EUA.

Os protestos na Ucrânia continuaram até o dia da votação. Uma multidão se reuniu em frente ao prédio do Parlamento ucraniano em Kiev e se dispersou após a divulgação dos resultados: 331 deputados votaram a favor, nenhum contra e outros nove não votaram.

À altura, parlamentares votaram pela submissão imediata do projeto de lei aprovado a Zelensky para assinatura. A sessão do Verkhovna Rada dedicada ao projeto de lei sobre os poderes do NABU e do SAP foi a primeira a ser transmitida ao vivo em mais de três anos. A transmissão capturou dois deputados trocando socos momentos antes da votação.