
IA pode nos ajudar a 'conversar' com animais

A London School of Economics and Political Science (LSE) abrirá um centro de pesquisa com o objetivo de explorar como a inteligência artificial (IA) pode ajudar os humanos a "conversar" com seus animais de estimação.
O chamado Jeremy Coller Centre for Animal Sentience será inaugurado em 30 de setembro e será a primeira instituição científica dedicada a investigar empiricamente a consciência animal, informou recentemente o The Guardian.

"Gostamos que nossos animais de estimação apresentem características humanas e, com o advento da IA, as maneiras pelas quais seu animal de estimação poderá conversar com você atingirão um nível completamente novo", diz Jonathan Birch, diretor inaugural do centro, que também tem como objetivo explorar o uso ético da IA em relação aos animais e criar um código de prática regulatório.
Jeremy Coller, cuja fundação financiará o projeto e trabalha, entre outras atividades, em pesquisas pioneiras sobre comunicação entre espécies, está convencido de que o "poder da IA" pode nos ajudar a "entender melhor como outros animais interagem com os humanos".
No entanto, os modelos de linguagem precisam "desaprender" certas coisas que podem acabar sendo prejudiciais e ignorar o que o animal realmente precisa.
Como a LSE explicou em ainda em fevereiro, o projeto tem como objetivo transformar a compreensão da sensibilidade animal e o impacto das ações, políticas e comportamentos humanos sobre os animais.
