Lula convoca ministros para reunião de emergência após Trump assinar tarifaço

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou ministros para uma reunião de emergência no Palácio do Planalto, visando discutir as tarifas de 50% impostas pelo governo dos EUA, liderado por Donald Trump, aos produtos exportados pelo Brasil. Segundo informou a imprensa, o encontro está previsto para o final da tarde desta quarta-feira (30).
Lula deve discutir com ministros a extensão da medida assinada pela Casa Branca, além de propostas que o governo brasileiro poderá adotar para combater o impacto comercial.
Além do vice-presidente Geraldo Alckmin, líder do comitê interministerial que se encontrou com setores da economia brasileira e negociou com representantes americanos, foram convocados os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil), Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) e Jorge Messias (Advocacia-Geral da União).
Por estar em viagem, o chanceler Mauro Vieira deve ser representado por um dos secretários do Itamaraty.
Tarifas
Donald Trump assinou nesta quarta-feira (30) um decreto impondo uma tarifa adicional de 40% sobre produtos brasileiros. Com isso o percentual total de tarifas contra Brasília alcança 50%, oficializando o percentual previamente indicado pelo norte-americano.
Em um comunicado oficial, a Casa Branca acusa o governo do Brasil de ''práticas, políticas e ações'' que constituem ameaça ''anormal e execepcional'' às empresas, à diplomacia e às liberdades dos cidadãos dos EUA.
Ficam de fora da taxação alguns produtos, como suco de laranja, combustíveis, veículos, peças de aeronaves e determinados tipos de metais e madeira.
ENTENDA O AUMENTO DAS TENSÕES COMERCIAIS ENTRE BRASIL E EUA EM NOSSO ARTIGO.
QUAIS SÃO AS GUERRAS COMERCIAIS DA ERA TRUMP E SEUS OBJETIVOS? SAIBA MAIS EM NOSSO ARTIGO.
