Notícias

Argentina estuda a possibilidade de enviar ajuda militar à Ucrânia

O presidente argentino, Javier Milei, informou que seu ministro da Defesa está em conversações com as autoridades ucranianas para "ver como podemos colaborar".
Argentina estuda a possibilidade de enviar ajuda militar à UcrâniaGettyimages.ru / Tomas Cuesta

O presidente da Argentina, Javier Milei, disse à CNN em uma entrevista que seu Governo está considerando enviar ajuda militar à Ucrânia.

"É algo que o ministro Luis Petri, nosso ministro da Defesa, está discutindo com as autoridades ucranianas para ver como podemos colaborar", declarou o mandatário, quando indagado se o país sul-americano poderia enviar "algum tipo de treinadores militares" a Kiev.

Ele ainda informou que está prevista a realização de um "fórum em defesa da liberdade da Ucrânia" na América Latina. "[O presidente ucraniano, Vladimir] Zelensky me pediu para vir aqui e eu disse que sim, nós vamos fazer isso", afirmou, acrescentando que "há alguns fóruns em que me pediram para participar em defesa da Ucrânia e eu vou fazer isso".

Milei disse que em junho viajará para vários países europeus, incluindo a Ucrânia. "Estamos planejando uma viagem e a ideia é que também estejamos na Ucrânia. Temos que viajar para a reunião do G7 [...], também tenho que ir a Madri para receber o prêmio Juan de Mariana; depois para a Alemanha, para receber a medalha de honra [Friedrich von] Hayek", detalhou, ressaltando que durante essa viagem prevê se reunir na Alemanha com o chanceler Olaf Scholz, na França com o presidente Emmanuel Macron e em Kiev com Zelensky.