Notícias

Trump: prazo de 1º de agosto para acordos comerciais não será estendido

A medida inclui tarifas de até 50% sobre produtos brasileiros, motivadas por acusações de “violações à liberdade de expressão nos EUA”.
Trump: prazo de 1º de agosto para acordos comerciais não será estendidoGettyimages.ru / Andrew Harnik/

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (30) que o prazo de 1º de agosto para fechar acordos comerciais com seu país não será prorrogado.

"O prazo final de 1º de agosto é o prazo final de 1º de agosto. Ele permanece em vigor e não será prorrogado. Um grande dia para a América!", escreveu no Truth Social.

Tarifa sobre os produtos brasileiros importados

Em 9 de julho, Trump anunciou tarifas de até 50% sobre produtos brasileiros, ao mesmo tempo em que criticou a investigação judicial contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

O presidente dos EUA acusa o Brasil de "ataques contra eleições livres" e de "violar da liberdade de expressão de americanos".

As novas tarifas passam a valer também em 1º de agosto. Em carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Trump citou centenas de "ordens de censura secretas e ilegais" do Supremo Tribunal Federal contra plataformas de mídia social dos EUA, além de multas milionárias.

ENTENDA O AUMENTO DAS TENSÕES COMERCIAIS ENTRE BRASIL E EUA EM NOSSO ARTIGO.

QUAIS SÃO AS GUERRAS COMERCIAIS DA ERA TRUMP E SEUS OBJETIVOS? SAIBA MAIS EM NOSSO ARTIGO.