A evacuação de todos os funcionários das usinas nucleares de Fukushima Daiichi e Fukushima Daini foi ordenada nesta quarta-feira (30) após a emissão de um alerta de tsunami na prefeitura japonesa onde as usinas estão localizadas devido ao forte terremoto de magnitude 8,8 que atingiu a costa da península da Kamchatka, extremo oriente da Rússia, no Oceano Pacífico.
"Confirmamos que todos os trabalhadores de ambas as usinas foram evacuados para áreas mais elevadas e que nenhum ferido foi relatado até o momento", afirmou a operadora TEPCO em comunicado.
Por enquanto, o monitoramento remoto da usina de Fukishima Daiichi confirmou que "não há anormalidades no equipamento de diluição e liberação de água tratada", e que as operações foram suspensas manualmente, conforme planejado, desde a manhã desta quarta-feira.
Ondas atingiram o litoral japonês em diversas áreas, embora não tenham alcançado grande magnitude. A agência meteorológica do país emitiu um alerta de tsunami para grande parte da costa leste.
- Em março de 2011, a usina de Fukushina Daiichi sofreu um acidente nuclear causado por um forte terremoto e tsunami que atingiram o nordeste do Japão. A usina de Fukushina Daini não foi afetada.