Notícias

Chanceleres de 15 países ocidentais pedem reconhecimento da Palestina

Enquanto 15 nações apelam para unir Gaza e a Cisjordânia sob a Autoridade Palestina, o Reino Unido já sinalizou o reconhecimento em setembro caso Israel não interrompa a crise em Gaza.
Chanceleres de 15 países ocidentais pedem reconhecimento da PalestinaGettyimages.ru / NurPhoto

Ministros das Relações Exteriores de 15 países ocidentais fizeram um apelo pelo reconhecimento internacional do Estado da Palestina, segundo divulgado pela chancelaria da França nesta quarta-feira (30).

Entre os países inclusos na declaração estão Andorra, Austrália, Canadá, Finlândia, França, Islândia, Irlanda, Luxemburgo, Malta, Nova Zelândia, Noruega, Portugal, San Marino, Eslovênia e Espanha.

"Já reconhecíamos, expressávamos antes ou continuamos expressando a disposição ou a consideração positiva de nossos países em reconhecer o Estado da Palestina como uma etapa essencial para a solução de dois Estados, e convidamos todos os países que ainda não o fizeram a aderir a esse apelo", diz a declaração. Eles enfatizaram a necessidade de unir Gaza e a Cisjordânia sob a Autoridade Palestina.

Os chanceleres também expressaram "preocupação grave" com a situação humanitária e número de civis mortos no território palestino.

O chamado surge em meio a pressão crescente sobre Israel para encerrar o conflito em Gaza. Na terça-feira (28), o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, anunciou que o Reino Unido reconhecerá o Estado da Palestina em setembro a menos que Israel concorde com um cessar-fogo em Gaza como parte de um "processo rumo à paz mundial".