
Chanceleres de 15 países ocidentais pedem reconhecimento da Palestina

Ministros das Relações Exteriores de 15 países ocidentais fizeram um apelo pelo reconhecimento internacional do Estado da Palestina, segundo divulgado pela chancelaria da França nesta quarta-feira (30).

Entre os países inclusos na declaração estão Andorra, Austrália, Canadá, Finlândia, França, Islândia, Irlanda, Luxemburgo, Malta, Nova Zelândia, Noruega, Portugal, San Marino, Eslovênia e Espanha.
"Já reconhecíamos, expressávamos antes ou continuamos expressando a disposição ou a consideração positiva de nossos países em reconhecer o Estado da Palestina como uma etapa essencial para a solução de dois Estados, e convidamos todos os países que ainda não o fizeram a aderir a esse apelo", diz a declaração. Eles enfatizaram a necessidade de unir Gaza e a Cisjordânia sob a Autoridade Palestina.
Os chanceleres também expressaram "preocupação grave" com a situação humanitária e número de civis mortos no território palestino.
O chamado surge em meio a pressão crescente sobre Israel para encerrar o conflito em Gaza. Na terça-feira (28), o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, anunciou que o Reino Unido reconhecerá o Estado da Palestina em setembro a menos que Israel concorde com um cessar-fogo em Gaza como parte de um "processo rumo à paz mundial".
