
Trump detalha prazo dado a Rússia para alcançar acordo com Ucrânia: 10 dias a partir de hoje

O presidente dos EUA, Donald Trump, detalhou nesta terça-feira o prazo limite dado à Rússia para que alcance um acordo de paz na Ucrânia.
"Quer um grande furo?", perguntou Trump a uma jornalista a bordo do Air Force One. "Dez dias a partir de hoje", anunciou. Em seguida, o presidente explicou que, uma vez expirado o prazo, Washington irá impor tarifas e outras restrições ao país eslavo, embora tenha admitido não ter certeza de que as medidas afetarão a Rússia. Além disso, o presidente disse não ter recebido nenhuma resposta de Moscou após suas ameaças.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, comunicou nesta terça-feira que o Kremlin está ciente do ultimato de Trump. "Tomamos conhecimento da declaração de ontem do presidente Trump. A Operação Militar Especial continua. Mantemos nosso compromisso com o processo de paz para resolver o conflito em torno da Ucrânia e garantir nossos interesses nesse acordo", anunciou o funcionário a jornalistas.
- Na última segunda-feira (29), Trump declarou que iria definir "um novo prazo de cerca de 10 ou 12 dias a partir de hoje. Não há razão para esperar", acrescentando que, embora desejasse ser "generoso", não verificou nenhum progresso nas negociações.
- Em meados de julho, Trump havia dado um prazo bem maior: 50 dias para chegar a um acordo e evitar tarifas secundárias de 100% impostas pelos EUA a nações que negociarem com o gigante euroasiático.
