Inteligência russa: EUA e Reino Unido fizeram reunião para avaliar substituição de Zelensky

O Serviço de Inteligência Estrangeira Russo relata que "a substituição de Zelensky se tornou uma condição fundamental para restaurar as relações de Kiev com seus parceiros ocidentais".

Os Estados Unidos e o Reino Unido decidiram substituir Vladimir Zelensky e nomear o ex-comandante-chefe das Forças Armadas ucranianas, Valery Zaluzhny, para o cargo de presidente, informou o Serviço de Inteligência Estrangeira Russo (SVR) nesta terça-feira (29).

"Recentemente, em uma cidade turística nos Alpes", representantes dos dois países "realizaram uma reunião secreta com a participação do chefe do Gabinete do presidente da Ucrânia, Andrey Yermak; do chefe da Diretoria Principal de Inteligência do Ministério da Defesa, Kirill Budanov*; e do ex-comandante-chefe das Forças Armadas ucranianas e atual embaixador da Ucrânia em Londres, Valery Zaluzhny", escreve a agência.

De acordo com o SVR, as partes discutiram "as perspectivas de substituição de Vladimir Zelensky como chefe do regime de Kiev" e que "todos os participantes concordaram que esse assunto já deveria ter sido discutido há muito tempo".

"A substituição de Zelensky tornou-se basicamente uma condição fundamental para o restabelecimento das relações de Kiev com seus parceiros ocidentais, principalmente Washington, e para a continuidade da assistência ocidental à Ucrânia", explicou a inteligência russa.

"Tentativa escandalosa de Zelensky"

Segundo a inteligência russa, este acordo secreto "esclarece o contexto da recente tentativa escandalosa de Zelensky" de limitar os poderes das estruturas locais de combate à corrupção.

Segundo o SVR, Yermak "armou uma armadilha" ao convencê-lo de que esta decisão não afetaria as relações com seus parceiros ocidentais, "mas, na verdade, criou um pretexto para o Ocidente lançar uma campanha para a remoção de Zelensky".

*Incluído na lista de terroristas e extremistas da Rússia.

Entenda a lei de Zelensky que retira a independência de órgãos anticorrupção em nosso artigo.