Líder petista busca Bush para promover encontro entre Lula e Trump; Eduardo Bolsonaro ironiza

O senador Jaques Wagner (PT-BR) telefonou para o ex-presidente americano George W. Bush buscando promover um encontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump. As informações foram divulgadas na segunda-feira (28) pela imprensa brasileira, durante uma viagem de senadores ao país, com o objetivo de destravar as negociações relativas ao tarifaço.
''Lula e Bush, que é do Partido Republicano, o mesmo de Trump, tinham excelente relação no primeiro mandato do petista, quando os dois eram presidentes de seus países. Na época, Wagner era ministro do Trabalho de Lula e esteve em reunião oficial com Bush'', explica o portal UOL.
Apesar da aparente afinidade com Lula, ela não se estende a Trump. Por mais que Bush também integre o Partido Republicano, os dois líderes possuem um relacionamento distante, marcado por declarações contundentes. Em 2008, o atual presidente dos EUA criticou duramente a Guerra do Iraque, chegando a afirmar que seu antecessor republicano deveria ter sofrido impeachment. Bush, por sua vez, cogitou declarar apoio público à candidata democrata Kamala Harris - o que acabou não se concretizando.
Eu já nem sei o que dizer... É embaixadora que não é recebida no State Departament ("too late"), chanceler indo a evento Palestina Livre em NY; senador do PT se encontrando com opositor do governante... pic.twitter.com/9O9p0ryADL
— Eduardo Bolsonaro🇧🇷 (@BolsonaroSP) July 29, 2025
Em suas redes, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) ironizou a articulação: ''Eu já nem sei o que dizer... É embaixadora que não é recebida no State Departament ("too late"), chanceler indo a evento Palestina Livre em NY; senador do PT se encontrando com opositor do governante...'', publicou em seu perfil no X.
