Notícias

Petrobras anuncia queda de 14% no preço do gás natural a partir de sexta-feira

Gás natural já acumula queda de mais de 30% desde dezembro de 2022, relatou a estatal.
Petrobras anuncia queda de 14% no preço do gás natural a partir de sexta-feiraCheng Xin/Getty Images

A Petrobras anunciou que, a partir da próxima sexta-feira (1º), o preço da molécula de gás natural vendida às distribuidoras terá uma redução média de 14%, informou a Agência Brasil.

A atualização reflete a queda de 11% na cotação do petróleo Brent e a valorização de 3,2% do real frente ao dólar, fatores que compõem a fórmula de reajuste trimestral adotada pela estatal.

Segundo a companhia, a redução poderá ser ainda maior em alguns casos, dependendo dos mecanismos de incentivo e prêmios por performance criados em 2024. Desde dezembro de 2022, a molécula de gás já acumula recuo médio de 32%, podendo chegar a mais de 33% com os descontos adicionais.

A estatal reforçou que o preço final do gás ao consumidor depende também de outros fatores, como transporte, margens de revenda, tributos e o portfólio de suprimento de cada distribuidora.

Baixada fluminense 

No estado do Rio de Janeiro, a Naturgy anunciou que cerca de 1 milhão de clientes serão beneficiados com as novas tarifas. Para consumidores da região metropolitana, a redução média será de até 3,7%, enquanto no interior os cortes chegam a 7,2%, especialmente no segmento de Gás Natural Veicular (GNV).

A concessionária destacou que o Rio é líder no uso de GNV, com mais de 1,7 milhão de veículos convertidos e mais de 700 postos instalados.

"Com as novas tarifas, quem utiliza o combustível no estado chega a economizar cerca de 50% sobre o etanol e a gasolina. Além disso, quem opta pelo GNV tem direito a um desconto de 62,5% no IPVA", informou a empresa.