No domingo (27), foram encerrados os XII Jogos Desportivos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), realizados em Dili, Timor-Leste, entre 17 e 27 de julho. Em declaração final durante a conferência de encerramento, foi realizado um convite ao Brasil acerca da realização da próxima edição dos jogos.
No texto, assinado durante a Conferência de Ministros da Juventude e Desporto da CPLP, os representantes dos seis Estados participantes instaram "a Secretaria-Geral da CMJD-CPLP a envidar as diligências necessárias junto da República Federativa do Brasil, com vista à obtenção de uma confirmação oficial, até 30 de setembro de 2025, quanto à realização dos XIII Jogos Desportivos da CPLP, incluindo a apresentação de uma proposta completa de organização, com indicação das datas e local previstos".
Neste contexto, a declaração final também registrou "boa nota da manifestação de disponibilidade da República de Angola para acolher esta edição dos Jogos Desportivos da CPLP, reconhecendo, com apreço, o interesse demonstrado em contribuir para a continuidade e valorização desta atividade-âncora".
Ausência brasileira e indefinição acerca dos próximos jogos
Atualmente, a CPLP é composta por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
Portugal conquistou o primeiro lugar no quadro geral de medalhas, com 42 no total. Timor-Leste, país anfitrião, ficou em quarto lugar, subindo ao pódio em 19 ocasiões. Brasil, Guiné-Bissau e Guiné Equatorial não figuraram no quadro geral, uma vez que não houve comunicação oficial sobre suas participações. Ainda assim, suas bandeiras estiveram presentes nos materiais do evento.
Não foi a primeira ausência do Brasil. Em 2002, durante os jogos realizados em Praia, capital de Cabo Verde, o país também não participou.
Os Jogos da CPLP foram instituídos em 1990 e realizados pela primeira vez em 1992. A competição reúne atletas dos países do bloco com menos de 16 anos. A próxima edição está prevista para 2027.
Entretanto, conforme informou o jornal cabo-verdiano A Semana, o ministro da Juventude, Desporto, Arte e Cultura de Timor-Leste, Nélio Isaac, declarou que a próxima edição dos jogos "ainda não tem um país anfitrião definido". Segundo ele, "de acordo com a rotação, agora seria a vez do Brasil. Portanto, tem de ser o Brasil a assumir".
O ministro acrescentou ainda que "o Brasil precisa pronunciar-se, pois até agora não forneceu qualquer informação".
Além disso, ressaltou que, caso o Brasil não se manifeste até o final deste ano, Angola poderá assumir a organização da 13ª edição dos Jogos da CPLP. O Brasil sediou os jogos apenas uma vez, em 2008, no Rio de Janeiro.
Além dos Jogos da CPLP, foram realizadas três edições dos "Jogos da Lusofonia", em 2006, 2009 e 2014, sem limite de idade e com a participação de outras delegações, como Goa e Macau.