Maior companhia aérea russa cancela dezenas de voos: o que se sabe?

Quase 50 voos entre as principais cidades russas foram suspensos; grupo de hackers assumiu a responsabilidade pelo ataque.

O sistemas de computadores da companhia aérea russa Aeroflot sofreram uma falha nesta segunda-feira (28), forçando o adiamento e o cancelamento de dezenas de voos.

Às 7h43 (horário de Moscou), o serviço de imprensa da empresa relatou a interrupção do sistema e recomendou que seus clientes verificassem as informações relevantes no site da empresa, nos painéis de informações do aeroporto e ouvissem os anúncios.

Em seguida surgiram relatos de cancelamentos em massa de voos. No total, quase 50 voos entre as principais cidades russas foram suspensos. Os passageiros podem receber reembolsos ou remarcar os voos nos próximos 10 dias.

Ataque de hackers

Mais tarde, o grupo de hackers Silent Crow assumiu a responsabilidade pelo ataque, alegando ter destruído cerca de sete mil servidores (físicos e virtuais) e roubado 22 TB de dados.

Por sua vez, a Procuradoria-Geral da Rússia confirmou que a falha foi causada por um ataque cibernético e abriu um processo criminal por "acesso não autorizado a informações do computador".