Notícias

Esse país asiático poderá ser o motor do desenvolvimento econômico global até 2028

Para conseguir isso, a nação deve aumentar a produtividade da mão de obra e o número de empresas e empregos, além de promover a urbanização ativa.
Esse país asiático poderá ser o motor do desenvolvimento econômico global até 2028Gettyimages.ru / Indranil Aditya/NurPhoto

Até 2028, a Índia poderá se tornar o principal país do mundo em termos de crescimento do produto interno bruto (PIB) e o principal motor do desenvolvimento econômico global, informa a Bloomberg.

Segundo uma análise do veículo, a economia da Índia acelerará para 9% até o final da década. Mesmo no cenário mais pessimista, se o crescimento permanecer abaixo de 6,5%, ela ultrapassará a China até 2037. Assim, o país poderá se tornar "o maior contribuinte do mundo para o crescimento".

Para que esse sucesso seja possível, o Governo do atual primeiro-ministro Narendra Modi, que está buscando a reeleição para um terceiro mandato nas eleições de abril e maio, terá de prestar atenção a várias áreas da economia, escreve a Bloomberg.

Entre outras coisas, ele precisará melhorar a infraestrutura, aumentar a produtividade do trabalho e o número de empresas e empregos, além de abordar a urbanização ativa na república.

Modi já tentou atrair os fabricantes com fortes incentivos, como cortes de impostos, descontos e apoio ao capital. A estratégia teve sucesso inicial com empresas como a Apple e a Samsung Electronics Co. aumentando a produção, lembrou a Bloomberg.