Notícias

Rússia e Coreia do Norte fortalecem laços com voo direto entre as capitais

Com mais de 400 passageiros, ligação aérea mensal reforça aproximação diplomática entre os dois países após retomada de voos via Vladivostok em 2023.
Rússia e Coreia do Norte fortalecem laços com voo direto entre as capitaisGettyimages.ru / Russian FMA Telegram Channel / Handout/Anadolu

Em mais um sinal da aproximação entre Moscou e Pyongyang, a Rússia inaugurou neste domingo (27) uma nova rota aérea regular entre as duas capitais.

Segundo a agência Interfax, o voo inaugural, operado pela companhia russa Nordwind, partiu do aeroporto de Sheremetyevo, em Moscou, com mais de 400 passageiros e aterrissou às 9h30 (do horário local) desta segunda-feira (28). A linha Moscou–Pyongyang terá frequência mensal.

Os integrantes da delegação russa, chefiada por Alexander Kozlov, ministro de Recursos Naturais, foram presenteados com flores em uma recepção calorosa.

O plano prevê ainda voos de carga, como parte de uma estratégia para impulsionar a demanda e reforçar a cooperação logística entre os dois países. De acordo com autoridades russas, o trajeto tem cerca de oito horas de duração.

Desde 2023, já haviam sido retomados os voos entre Vladivostok, cidade portuária russa, e a capital norte-coreana, após a suspensão imposta pela pandemia de covid-19. A nova ligação direta com Moscou amplia o alcance da reaproximação bilateral.

Visita de Lavrov aprofunda laços

Nos bastidores diplomáticos, a visita recente do chanceler russo, Sergey Lavrov, à Coreia do Norte reforça o esforço de Moscou para aprofundar os vínculos com Pyongyang.

Durante a viagem, Lavrov se reuniu com o líder Kim Jong-un no resort turístico de Wonsan-Kalma, à beira-mar, um dos principais projetos do governo para captar receitas externas. Com capacidade para até 20 mil turistas, o complexo é central na estratégia de Kim de promover o turismo como motor econômico.

Na ocasião, Lavrov descreveu a relação entre os dois países como uma "fraternidade invencível". O ministro também declarou que Moscou fará "todo o possível" para evitar provocações contra a RPDC diante de possíveis tensões na região.