Notícias

Kremlin considera o ataque à usina nuclear de Zaporozhye uma "provocação muito perigosa"

De acordo com o porta-voz da presidência russa, a equipe da AIEA no local teve a oportunidade de testemunhar os impactos.
Kremlin considera o ataque à usina nuclear de Zaporozhye uma "provocação muito perigosa"Sputnik / Konstantin Mikhalchevsky

O porta-voz da presidência russa, Dmitry Peskov, classificou o recente ataque à usina nuclear de Zaporozhye como uma "provocação muito perigosa com consequências negativas".

"Essa é uma provocação muito perigosa, a equipe da AIEA [Agência Internacional de Energia Atômica] no local teve a oportunidade de testemunhar esses ataques, portanto, essa é uma provocação muito perigosa e tem consequências muito ruins e negativas a longo prazo", disse Peskov aos repórteres.

A AIEA anunciou no domingo que uma das unidades da usina nuclear de Zaporozhye, na cidade russa de Energodar, foi danificada por um ataque de drone. "O dano à unidade 6 não comprometeu a segurança nuclear, mas é um incidente sério com o potencial de minar a integridade do sistema de contenção do reator", alertou a agência.

Enquanto isso, o diretor geral da AIEA, Rafael Grossi, denunciou o ocorrido como "uma clara violação dos princípios básicos de proteção da maior usina nuclear da Europa".

"Esses ataques imprudentes aumentam significativamente o risco de um grande acidente nuclear e devem parar imediatamente", exigiu ele.

O exército ucraniano vem atacando a usina há vários dias. A Rússia condenou as tentativas de Kiev de "realizar provocações" contra a usina.