O que é a taxa de juros básica, uma ferramenta vital para influenciar a economia?

Os reguladores da política monetária aumentam e diminuem a taxa de juros básica para combater a inflação e regular a atividade econômica em um país.

Devido às constantes turbulências e crises econômicas, têm surgido cada vez mais notícias de que o Banco Central de algum país aumentou ou diminuiu a taxa de juros básica para estabilizar a economia.

A taxa de juros básica é o percentual mínimo que o Banco Central estabelece para conceder empréstimos aos bancos comerciais. Mas como isso pode afetar a economia de um país e sua população?

O que é a taxa de juros básica?

A taxa de juros básica é definida pelo banco central ou outro órgão regulador da política monetária do país e é a taxa de juros pela qual os bancos tomam emprestado dinheiro do regulador e depositam seus fundos nele. Com base nisso, os bancos definem suas taxas de juros para os empréstimos e depósitos que oferecem aos clientes.

Assim, ao estabelecer a taxa de juros básica, o banco central implementa políticas monetárias para influenciar a oferta de dinheiro, a demanda e a inflação. Para regular a atividade econômica em um país, o regulador a aumenta ou diminui. Assim, se os preços de bens e serviços subirem muito rapidamente, a taxa é elevada; e se a situação econômica do país se estabilizar, o regulador pode reduzi-la.

Mas o que acontece com a população e as empresas diante desse aumento da taxa?

Uma taxa de juros elevada

Quando o regulador aumenta a taxa de juros, os bancos elevam as taxas dos seus empréstimos, tornando-os pouco atraentes para a população e as empresas. Como consequência, as pessoas começam a reduzir compras e a gastar menos dinheiro. Uma das formas de economizar mais é abrir, por exemplo, depósitos bancários.

Isso resulta em uma diminuição da circulação geral do dinheiro na economia, desacelerando a inflação. No entanto, o desenvolvimento econômico também é afetado, já que o ritmo de crescimento e o volume de produção diminuem, assim como o poder aquisitivo dos cidadãos.

Uma taxa de juros baixa

A redução da taxa de juros faz com que as taxas dos empréstimos nos bancos comerciais caiam, o que significa que tanto cidadãos quanto empresas passarão a solicitar mais empréstimos e gastarão mais dinheiro. Dessa forma, os negócios começam a se desenvolver, a produção acelera e seus volumes aumentam.

Como resultado, a economia começa a crescer. Além disso, a diminuição da taxa contribui para o aumento dos investimentos e, finalmente, para a criação de novos projetos pelas empresas.

Impacto na economia global

As flutuações nas taxas de juros em grandes economias podem ter um efeito cascata na economia global. Por exemplo, o aumento das taxas de juros nos EUA pode atrair capital de outros países, fortalecendo o dólar e impactando outras economias.

Quem é a 'dama de ferro' que impediu o colapso da economia russa? Saiba mais em nosso artigo.