Notícias

Pesquisa: Mais de um terço dos americanos acredita que Biden foi eleito ilegitimamente

Dos entrevistados, 62% acreditam que a vitória eleitoral do presidente foi legítima, enquanto 36% dizem que não foi.
Pesquisa: Mais de um terço dos americanos acredita que Biden foi eleito ilegitimamenteAP / Andrew Harnik / Pool

Mais de um terço dos americanos acredita que Joe Biden não foi legitimamente eleito presidente dos EUA em 2020, de acordo com uma pesquisa recente do The Washington Post e da Universidade de Maryland divulgada na terça-feira.

A nova pesquisa descobriu que 62% dos entrevistados acreditam que a vitória do presidente foi legítima, em comparação com 69% que responderam à mesma pergunta em dezembro de 2021. Por outro lado, 36% dizem que não aceitam a vitória de Biden.

Além disso, um pouco menos dos republicanos (31%) acreditam que a eleição de Biden foi legítima a partir de hoje do que em 2021 (39%). De acordo com o WP, os americanos mais velhos são mais propensos do que os mais jovens a apoiar a vitória do político, assim como os eleitores com formação universitária.

Terceiro aniversário do ataque ao Capitólio

Esta semana marca o terceiro aniversário do ataque ao Capitólio nos EUA, que ocorreu em 6 de janeiro de 2021, após o qual Donald Trump foi indiciado por supostamente tentar anular os resultados da eleição realizada no ano anterior, onde seu rival democrata Joe Biden venceu.

Cinco pessoas foram mortas quando partidários do ex-presidente Donald Trump invadiram violentamente a Câmara dos Deputados dos EUA, enquanto quatro policiais que tentaram impedir os tumultos cometeram suicídio nos meses seguintes.

Os republicanos agora demonstram maior lealdade ao ex-presidente e são menos propensos a acreditar que Trump é responsável pelos tumultos, escreve o WP. Alguns deles disseram ao veículo que suas opiniões mudaram e indicaram que o ataque ao Capitólio foi instigado pelas forças de ordem para sufocar a dissidência política.