Notícias

Proibição do petróleo russo pela UE provoca disparada global nos preços

Os preços mais altos do diesel "se tornarão uma característica persistente no mercado global", alertou o chefe da maior refinaria de petróleo da Europa, destacando que as pessoas "subestimaram" as novas sanções da UE.
Proibição do petróleo russo pela UE provoca disparada global nos preços

As mais recentes sanções da União Europeia que proíbem importações de derivados de petróleo produzidos a partir de óleo cru russo estão elevando os preços do diesel em todo o mundo, de acordo com Patrick Pouyanne, CEO da TotalEnergies, a maior refinaria de petróleo da Europa.

A UE introduziu seu 18º pacote de sanções relacionadas à Ucrânia na semana passada, barrando as importações de produtos petrolíferos derivados do petróleo russo mesmo se refinados fora do bloco.

Os contratos futuros do diesel europeu dispararam nas últimas semanas, chegando a atingir o equivalente a US$ 110 por barril, enquanto os comerciantes recorrem a fornecedores alternativos após a proibição da UE, afirmou Pouyanne durante a teleconferência de resultados do segundo trimestre da empresa na quinta-feira (24).

"Acreditamos que os preços mais altos do diesel se tornarão uma característica persistente no mercado global", declarou Pouyanne, conforme citado pela Bloomberg. "O diesel agora vem do Oriente Médio ou de refinarias dos EUA, que estão mais distantes, o que aumenta os custos.

"As pessoas subestimaram esta notícia da UE", alertou Pouyanne.