Notícias

Banco Central da Rússia reduz taxa básica de juros

A taxa básica de juros foi reduzida em 200 pontos-base, para 18%.
Banco Central da Rússia reduz taxa básica de jurosAleksey Nikolsky / Sputnik

O Banco Central da Rússia reduziu nesta sexta-feira (25) a taxa básica de juros de 20% para 18%, em uma decisão tomada durante reunião do Conselho de Diretores da instituição. O corte de 200 pontos-base marca o segundo recuo consecutivo na taxa, que havia sido mantida em 21% desde outubro de 2024 e foi reduzida para 20% no início de junho deste ano.

A medida chama atenção pelo tamanho da redução e pelas possíveis implicações para a economia russa e os mercados internacionais. Com o corte, o governo russo sinaliza que busca estimular a atividade econômica, possivelmente diante de sinais de desaceleração interna ou de uma inflação mais controlada. Juros mais baixos tornam o crédito mais acessível, incentivando consumo e investimentos, o que pode dar fôlego a setores produtivos em tempos de pressão econômica.

Apesar do corte, o Banco Central afirmou que continuará adotando uma política monetária restritiva até que a inflação retorne à meta de 4%, prevista apenas para 2026. Ainda assim, a presidente da instituição, Elvira Nabiúlina, declarou que a pauta principal da diretoria do banco é uma "redução gradual", sugerindo que novas quedas de juros podem ocorrer, desde que de forma cautelosa.

Especialistas apontam que a decisão do Banco Central se deve à desaceleração da inflação anual e mensal em junho e julho. Na semana de 15 a 21 de julho, o Rosstat, o serviço federal de estatísticas da Rússia, registrou a primeira deflação semanal desde o início do ano, com queda de 0,05% no índice de preços ao consumidor.

Quem é a 'dama de ferro' que impediu o colapso da economia russa? Saiba mais em nosso artigo.